A música pode ser nossa aliada para concentração

Atualizado: 25 de out. de 2021

A música está presente nas nossas vidas de diversas formas, seja nos restaurantes ou bares que frequentamos, nos mercados quando vamos às compras e, também, quando precisamos nos concentrar em atividades específicas, como estudar ou malhar. Sabe-se que a música nos afeta de forma tão poderosa que, muitas vezes, nos agitamos ou nos acalmamos de acordo com o ritmo das batidas. Isso é tão curioso que a neurociência se dedica a encontrar respostas para como nosso cérebro reage quando estamos em contato com as melodias e quais os mecanismos cerebrais envolvidos na percepção musical, por exemplo.


Sabe quando você coloca aquele hit no spotify pra terminar o último quilômetro da corrida, sendo que sem escutá-lo seria muito difícil você ter forças para bater sua meta? Então, essa tática funciona mesmo e é comprovada cientificamente, visto que os estudos indicam as nossas músicas preferidas como influenciadoras diretas no desempenho de exercícios que recrutam nossa frequência cardíaca de forma intensa, alterando nosso estado de ânimo e nos impulsionando a cumprir o que propomos a nós mesmos. (NAKAWAMURA; DEUSTCH; KOKUBUN, 2008)


Diferente do exposto acima, a dinâmica para quando precisamos estudar deve ser diferente, posto que não devemos escutar músicas conhecidas, já que confundiremos nosso cérebro e não conseguiremos nos concentrar 100% no assunto que nos propomos a estudar! Por isso, é melhor optar por sons neutros, sem palavras ou frases. Os mais conhecidos, nesse sentido, são os sons da natureza: pássaros cantando ou barulho do mar, por exemplo. Além disso, há o “som branco”, tipo de som criado artificialmente, caracterizado como um ruído pouco intrusivo e que, além de ajudar no foco e no relaxamento, serve especialmente para neutralizar os barulhos externos que causam distração. Temos também, como nossos aliados os, conhecidos, clássicos e o jazz!


Com isso, só precisamos dos nossos fones de ouvido para conseguirmos nos concentrar, seja pra ir na academia ou estudar em casa pra tutoria rs.


Texto por:


- Gabriella de Oliveira Fornazieri


- Sâmia Seleme




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo