Ainda não sabe fazer a postagem de suas atividades complementares?

É importante compreendermos que as atividades complementares visam flexibilizar a formação acadêmica dos futuros profissionais, necessárias ao currículo do curso de Medicina, trazendo aos estudantes um aprofundamento em seus conhecimentos, e também explorar conteúdos já vistos em sua grade curricular. Tais atividades possuem obrigatoriedade e devem corresponder a 5% da carga horária total do curso, além de poderem ser realizadas durante todos os semestres, sendo de indispensável complemento até o final do curso. Para que suas atividades sejam reconhecidas é necessário enviá-las através do portal, para que sejam validadas.


O curso de medicina contempla as seguintes atividades, com suas respectivas cargas horárias máximas aceitas:

- Ensino: aulas temáticas abordando assuntos médicos, ministrado a outros profissionais da área, previstos além da matriz curricular; monitorias (20h);

- Participação em atividades de estudo: caracterizada pela inserção do estudante como membro regular de uma atividade complementar de estudo oferecida pelo Centro universitário Integrado (20h);

- Iniciação científica: atividades de pesquisa científica realizadas por estudantes com orientação de um docente da presente instituição, colocados no programa de práticas investigativas (60h);

- Projetos de extensão (10h);

- Participação em congressos e seminários, seja como ouvinte (30h) ou comissão organizadora (15h);

- Apresentação de trabalho em evento científico (10h);

- Publicação de trabalho em revista científica (30h);

- Estágio paracurricular: atividades pertinentes à participação em cargos de representação estudantil, como membro regular em atividades à área médica, desenvolvidas em locais não contemplados pela matriz curricular do Centro Acadêmico (30h);

- Atlética e/ou Colegiados da Instituição (10h);

- Outras atividades, como atividades socioculturais, artísticas, esportivas (10h); pesquisa; atividades voluntárias; também são consideradas como complementares (10h).


Observações relevantes:

- Atividades que não entrarão no âmbito das atividades complementares: realizadas em Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso, e outras que já são obrigatórias no currículo.

- Alunos que realizaram transferência: possuem prazo regulamentar de 30 dias após matrícula para enviar, pelo portal (IntegradON), atividades posteriores desde que registradas em histórico escolar.


Vamos lá, o que você deve fazer para validar suas atividades?

  1. Para que haja reconhecimento das mesmas, é necessário que você, estudante, use como comprovante certificados e/ou declarações de valores reconhecidos pela instituição organizadora.

  2. Os comprovantes das atividades exercidas devem ser protocolados a partir do portal (IntegradON) entre o período de ano letivo seguindo o calendário acadêmico do Centro Universitário Integrado.

  3. Vale ressaltar que só serão validadas as atividades complementares realizadas e postadas dentro do período letivo, ok?!

  4. Lembre-se que após o encerramento do ano letivo, as atividades realizadas deverão ser postadas e avaliadas no período seguinte.

  5. Cabe a você, estudante:

  • informar a respeito das Atividades Complementares - se foram oferecidas dentro ou fora da instituição de ensino;

  • realizar inscrição em programas e participar de fato deles;

  • dispor da documentação que comprove sua participação;

  • anexar ao portal acadêmico (IntegradON), dentro dos prazos estabelecidos, uma cópia da documentação que comprove as atividades realizadas;

  • cumprir a carga horária de acordo com a matriz curricular e normas estabelecidas;

  • assegurar documentação comprobatória das Atividades Complementares e apresentá-las à instituição sempre que solicitado.

A seguir, link do edital para demais informações: Edital


Autoria: Júlia S. B. Oliveira, Vitória Vital, Heloísa Fantucci.




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