Currículo Lattes: O que? Para que? Como?

O que?

O Currículo Lattes é um meio de padronização nacional encontrada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de registrar o ciclo de estudantes acadêmicos e pesquisadores do Brasil. O Currículo Lattes surgiu em 1999, e possui esse nome em homenagem a um grande físico brasileiro, Césare Mansueto Giulio Lattes.


Para que?

O Lattes permite que você registre todos os seus feitos durante a vida acadêmica, sejam participações em eventos, publicações de teses, artigos, pôsteres e resumos científicos em revistas ou congressos acadêmicos. Essa elaboração é importante para quem deseja concorrer a uma bolsa de estudos e programas de pós-graduação, mestrado e doutorado.


Como?

Para criar o seu currículo Lattes, é preciso acessar http://lattes.cnpq.br/, ir em cadastrar novo currículo e começar a moldar seu currículo. Você pode e deve colocar informações como:

- Dados pessoais;

- Formação acadêmica;

- Idiomas e competência na fala, escrita e leitura;

- Área de produção científica;

- Artigos/ trabalhos científicos publicados;

- Projetos de pesquisa ou de extensão que tenha desenvolvido ou participado.


OBS: Não se esqueça de atualizar seu currículo de vez em quando, sempre que tiver alguma novidade para acrescentar é recomendado que a insira logo que possível e não deixe muito para depois, afinal, é bom deixá-lo bem certinho para quando você for mandar para sua banca avaliadora da residência.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo