''GRITOS DE SILÊNCIO'' - Conheça o novo projeto do CAWB!

‘’Eu nasci com a voz em minhas mãos‘’, com esta frase tão significativa da romancista Kathryn Lomer, começamos essa publicação, para lhe apresentar o mais novo projeto do Centro Acadêmico, ‘’Gritos de Silêncio’’, e que, com certeza, você vai querer participar! O projeto foi criado por alunos do curso de Medicina e pela professora Greice Sonsin, e tem como principal objetivo, aprimorar o futuro atendimento aos pacientes com surdez e deficiências auditivas, além de enriquecer a vivência dos alunos. Já para a comunidade, objetiva-se levar conhecimento sobre prevenção de doenças, bem como promover vivências culturais.


Mas por que iniciativas como essa são tão importantes?

Primeiramente, porque é uma extensão universitária.


Mas o que é extensão universitária ?

A extensão universitária, junto ao ensino e a pesquisa faz parte do tripé acadêmico. Mas é válido enfatizar que não é um “assistencialismo” à sociedade, e sim uma forma de integrar, de ampliar visões.


Ok, mas por que o projeto foi criado?

É notável a dificuldade de comunicação dos alunos e profissionais de saúde perante o paciente surdo, muitas vezes negligenciado, pensando nisso, a busca por conhecimento para prestar um atendimento adequado é fundamental.

Dessa forma, os acadêmicos ampliarão suas habilidades interpessoais, e colaborando na sua formação.

Não podemos deixar de comentar, também, que os alunos da Escola Municipal Espaço Aberto de Campo Mourão serão beneficiados com atividades voltadas para educação em saúde, prevenção de doenças e competência cultural, complementando, portanto, a formação dos alunos da comunidade surda e proporcionando melhoria da qualidade de vida.

Será oferecida uma oficina de capacitação denominada ‘’Libras voltada para o atendimento médico’’, ministrado pela professora Greice Sonsin, com carga horária de 15 horas. Em relação a realização das atividades, estas foram separadas por categorias, entre elas, incentivo à atividade física, atividades culturais, como pintura de rosto e coloração de desenhos prontos e prevenção em saúde, como lavagem adequada das mãos e etiqueta respiratória, bingo da saúde mental com premiação e teste de acuidade visual.


E aí, ficou interessado? Agora se liga que vamos explicar como fazer parte desse projeto incrível!

Serão oferecidas 25 vagas, em que serão priorizados pelo menos 3 alunos de cada turma, sendo que o critério de seleção é a ordem de inscrição.

As inscrições começam na quarta-feira (14/09) às 13h e encerrarão na sexta-feira (17/09)! Fiquem de olho para não perderem essa oportunidade.

Qualquer dúvida entre o contato com a Mariana Ortina, (44) 99937- 4207.


Texto por:

- Guilherme Caldin Porto

- Fredericka Strickert





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo