Intercâmbios Nacionais e Internacionais

A experiência de um intercâmbio é, ao mesmo tempo, única, magnífica e preenche a alma com tamanho conhecimento e vivência; um curto período (2 a 8 semanas), torne-se inesquecível, de forma a moldar a carreira profissional e o desenvolvimento pessoal do intercambista. O choque cultural aflora as peculiaridades de nossa sociedade e afronta nossas visões familiares. É inegável que nós, por mais que tentemos estar em constante processo de desconstrução, carregamos diversos estereótipos das mais diversas realidades, muitas vezes, pela falta de contato ou vivência. Aqueles que conhecem outra realidade, seja nacional ou internacional, dizem voltar novos, mais humanos e cidadãos. Característica esta que a nossa sociedade e a nossa profissão demandam cada vez mais dos médicos e dos futuros profissionais da saúde. Agora, em nosso curso, temos essa oportunidade para você!

 

O QUE É UMA COMISSÃO LOCAL DE ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS (CLEV)?

A CLEV é uma coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde (CENEPES) e da Coordenação de Relações Exteriores (CREx) da Direção Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) que foi aberta no dia 01 de setembro de 2020 no Curso de Medicina do Centro Universitário Integrado.


Muitos nomes, né?

Resumindo, a CLEV é um órgão da DENEM que é responsável por divulgar as oportunidades intercâmbios nacionais e internacionais, organizar e protocolar as inscrições da nossa instituição. Para isso, além de ser um órgão filiado ao CAWB e contar com todo o apoio da Diretoria Executiva e dos Departamentos, é constituída de uma gestão própria, responsável por todas as atividades relacionadas a ela.


A gestão tem duração de 1 ano e é composta por dois coordenadores gerais (presidência e diretoria de estágios e vivências do CAWB), um tesoureiro, um secretário, dois coordenadores de estágios internacionais, um coordenador de estágios nacionais, um diretor de eventos e um diretor de marketing. Para mais informações sobre o funcionamento, entre em contato conosco!



"Dia 31/08/2020, data de imensa alegria, gratidão e comemoração devido à aprovação da CLEV do Intrgrado Acredito muito no projeto e no que ele proporciona para os estudantes de Medicina.
Realizar um intercâmbio em outras regiões do Brasil ou em outros países, vai muito além de apenas fazer uma viagem e anexa-las em suas atividades extracurriculares. A oportunidade de realização de um intercâmbio promove aos acadêmicos o acúmulo de experiências através da vivência de outras realidades sociais, educacionais, além de conhecer de perto a dinâmica do sistema de saúde de outras regiões. Submeter-se a um intercâmbio promove a conexão com pessoas certas e fundamentais para o crescimento individual e contribui para a formação profissional, reforça a ideia de que pessoas precisam de pessoas, permite a troca de conhecimento técnico-científico, experiências acadêmicas e culturais muito interessantes, além de expandir a mente do intercambista, o qual obtém novas perspectivas perante as situações as quais vivencia. Fazer parte de um sonho de estudantes e tornar possível a imersão em lugares diferentes, fazendo dessa uma experiência única, especial e construtiva na trajetória de cada um, é a missão que a Coordenação Local de Estágios e Vivências Integrado possui e se empenha para cumpri-la".

- Debora de Melo Behrens

Coordenadora Geral da CLEV


"Durante a minha graduação eu tive a oportunidade de fazer intercâmbio na Espanha através da IFMSA e de receber um colega estudante suíço.
Ambas as experiências foram incríveis e proporcionaram um grande crescimento pessoal e também institucional. Estou certo de que esta experiência ampliou minha visão de mundo, proporcionando a vivência da Medicina em um contexto muito diferente do meu original e colaborou muito para o planejamento de minha carreira e para a busca pelas oportunidades de formação e capacitação adicionais que cursei ao longo do tempo . Posso dizer que, através desta oportunidade, o mundo perdeu suas fronteiras, até então, intransponíveis. Sem dúvida alguma, considero a experiência do Intercâmbio como um divisor de águas durante a minha graduação".

- Prof. Dr. Marco Aurélio Marangoni

Coordenador do Curso de Medicina do

Centro Universitário Integrado


DENEM

A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina é uma instituição legítima, representativa e suprapartidária. Ela atua por meio da representação individual, coletiva, social e jurídica de todo e qualquer a estudante de medicina brasileiro, tendo como princípio o Estado de Direito, a defesa da vida, o ensino público e gratuito de qualidade e de acesso universal, o ensino médico voltado às reais necessidades da população brasileira, a independência em relação a movimentos de cunho estritamente partidário, e a defesa do Sistema único de Saúde (SUS) enquanto um sistema público de saúde, gratuito e de qualidade.

É importante dizer também, que além de ser reconhecida nacionalmente como representante dos estudantes de medicina, a DENEM é reconhecida internacionalmente, de modo que se caracteriza como full member da International Federation of Medical Students Association (IFMSA), sendo a única instituição brasileira a ter direito a VOZ e a VOTO nas Assembleias Gerais.


"É na DENEM que os estudantes de medicina do Brasil se organizam e lutam para defender seus interesses a nível nacional. A Executiva é um espaço aberto à participação, permitindo, e incentivando, a entrada de qualquer estudante que esteja interessado em compor suas linhas".


QUAIS SÃO AS VAGAS DE INTERCÂMBIO ?


SCOPE

Programa de intercâmbio internacional em prática médica. Tem duração de 4 semanas e inclui acomodação e uma refeição diária durante o estágio, porém NÃO inclui transporte do alojamento/host family para o local do estágio. Para participar desse intercâmbio é necessário ter passado por semiologia ou equivalente, a não ser que o estudante queira participar de uma das vagas pré-clínicas. Elas, todavia, são limitadas, específicas para alguns países e não podem ser garantidas.

Número de vagas: aproximadamente 595, para 69 países.



SCORE

Programa de intercâmbio internacional em pesquisa médica. Tem duração de 4 ou 8 semanas, dependendo da disponibilidade do projeto científico e inclui acomodação e uma refeição diária durante o estágio. A pesquisa pode ser relacionada a qualquer assunto da área de saúde voltada aos humanos e o tutor não necessariamente precisa ser médico ou professor da medicina.

Número de vagas: aproximadamente 120, para 37 países.


GAP

O GAP (Global Action Project) é uma subdivisão do SCORE, no qual se apresenta como um projeto, também de 4 ou 8 semanas, porém a diferença é que o projeto científico precisa ser relacionado à alguma doença negligenciada e endêmica em nosso país, como Malária, dengue, zika, leishmaniose, febre amarela, entre outros. Além disso, a última semana do estágio nesse projeto precisa ser voltada à comunidade, ou seja, o intercambista precisará desenvolver alguma ação prática com a comunidade, relacionada ao tema do projeto, como campanhas de saúde, visitas juntamente com agentes sanitários/de saúde, conscientização etc.


EN (ESTÁGIOS NACIONAIS)

Programa de intercâmbio nacional em prática médica. Tem duração de 4 semanas e inclui acomodação e uma refeição diária durante o estágio.

Número de vagas: aproximadamente 447.

ENMFC

Programa de estágio nacional em Medicina da Família e Comunidade. Tem duração de 2 a 4 semanas e inclui acomodação e uma refeição diária para o estudante. Faz parte de uma parceria entre a DENEM e a Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC) e a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina da Família e Comunidade (ALASF).


NBC

Núcleo Brasil-Cuba, é um intercâmbio de vivência no sistema de saúde e educação médica de Cuba. Tem duração de 3 semanas e não inclui acomodação ou alimentação. Faz parte de uma parceria entre a DENEM e a FEU (Federación Estudantil Universitária).


NBChi

Núcleo Brasil-China, é um intercâmbio em Medicina Tradicional Chinesa, parte de uma parceria entre a DENEM e a Universidade de Medicina Tradicional de Shanghai.


SCOPH

Exchange SCOPH ou Comitê Permanente em Saúde Pública. Este comitê parte da base de além de discutir políticas de saúde pública e debater as medidas de saúde global da OMS também traz a ligação da sociedade e a importância que um sistema de saúde de qualidade tem desde o ponto de vista do paciente. É uma imersão no nosso sistema público de saúde, o SUS, fazendo um diagnóstico dele através de debates e rodas de conversa com perguntas guiadas ou facilitadores.


SCORA X CHANGE

O Standing Committee on Sexual and Reproductive Health, including HIV e AIDS é um intercambio internacional de prática e debate intercultural sobre saúde e direitos reprodutivos e sexuais, que possui duração de 2 a 4 semanas.São unilaterais, ou seja, o estudante precisa pagar a unilateral fee do país escolhido (até 400 euros). Em geral, todos eles oferecem pelo menos acomodação + refeição assim como as demais modalidade. O edital é organizado pela IFMSA Mundo e o estudante precisa de uma declaração de vínculo com a DENEM (solicitada junto com a CREx )



COMO CONCORRER A UM INTERCÂMBIO?

Para a seleção dos estudantes, existem duas modalidades de seleção: o edital de pontos e o edital de sorteio.

EDITAL DE PONTOS

É o edital do início dos ciclos de intercâmbio. São lançados no final de cada ano (entre setembro e novembro) disponibilizando as vagas para o ciclo seguinte. Consiste em uma seleção baseada em uma pontuação dada sobre as atividades extracurriculares de cada estudante. Vale participação em congressos, ligas acadêmicas, projetos de pesquisa, projetos de extensão, mas principalmente a participação no Movimento Estudantil e em outros movimentos sociais específicos. Além da pontuação individual, cada CLEV tem uma pontuação coletiva referente ao trabalho da CLEV e do CA/DA no movimento estudantil e nos intercâmbios.

Para participar desse edital o estudante deve obrigatoriamente participar de uma oficina de capacitação feita pela CLEV da sua faculdade.


EDITAL DE SORTEIO

É um edital para ocupar as vagas que sobraram do edital de pontos, que foram disponibilizadas depois do lançamento do edital de pontos, de desistências, etc. Diferente do edital de pontos, esses editais são feitos por sorteio das vagas, não dependendo da quantidade de pontos que o estudante tem.


 

E AI, FICOU ANIMADO?

Siga o Instagram do nosso CA, da nossa CLEV e da DENEM para não perder nenhuma novidade!

@cawbintegrado, @clevintegrado e @denembr



 

Fontes: www.denem.org.br


345 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo