Um breve resumo sobre a Doença de Crohn

Essa doença foi citada pela primeira vez em 1932 por Crohn, Ginzburg e Oppenheimer. A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica que afeta o intestino delgado, crônico ou ambos, e ainda pode envolver qualquer parte do trato digestivo. Além disso, é uma doença com causas ainda desconhecidas e sem cura, apenas se sabe que um sistema imune deficiente pode abrir brecha para essa doença.


O principal meio de diagnosticar a doença de Crohn é através de colonoscopia, exame de cápsula endoscópica e em exames por imagens. Os principais sintomas são dor abdominal acompanhada de cólicas, diarreia crônica (pode ser sanguinolenta quando o intestino grosso está gravemente afetado), febre, perda de apetite e perda de peso. Esses sintomas podem perdurar por dias ou semanas e podem ser resolvidos sem tratamento.


É importante ressaltar que em crianças a dor abdominal e a diarreia não são necessariamente os principais sintomas dessa doença. Nesse sentido, é importante possuir um olhar mais atento ao crescimento lento, inflamação das articulações, febre ou fraqueza e fadiga resultantes da anemia.


Além disso, entre as principais complicações da doença de Crohn podemos citar o bloqueio intestinal, perfuração (ruptura) do intestino, abscessos no abdômen, fístulas, fissuras anais e câncer de cólon. Ademais, quando o intestino grosso é deveras afetado pela doença, normalmente ocorre hemorragia retal.


Outro fator relevante a respeito da doença de Crohn é a questão da alimentação, uma vez que mesmo não sendo a causa dessa enfermidade, alguns alimentos podem ser mais ou menos prejudiciais ao indivíduo. Nesse sentido, é recomendado evitar laticínios, grãos ricos em fibras, álcool e especiarias quentes. Além disso, é importante manter uma alimentação rica em nutrientes com calorias, proteínas e gorduras saudáveis.


Referências

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/doen%C3%A7as-intestinais-inflamat%C3%B3rias-dii/doen%C3%A7a-de-crohn

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/179_doenca_crohn.html

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo